Blog da Leardi

Dicas para começar sua horta vertical

  • 26/08/2022

A horta vertical é uma excelente opção para quem quer começar a plantar seus próprios temperos, ama decoração com toque verde, mas não possui muito espaço em casa ou no apartamento.

Além de sempre ter uma hortaliça fresquinha sempre que precisar, e da praticidade, você pode personalizar a hortinha do seu jeito. 

E para começar, você vai precisar planejar e analisar alguns fatores. 

Escolha sempre as ervas e hortaliças que se adequam a sua rotina. Se você é uma pessoa que passa pouco tempo em casa, escolha aquelas plantas que não necessitam de tanta rega.

Fique atento ao tipo de espécie que você irá escolher. Nem sempre elas são compatíveis. A hortelã, por exemplo, é uma “planta invasora” e não deve dividir o vaso com outras espécies. Isso porque, ela pode prejudicar o crescimento das outras plantas.

Se atente também ao suporte. Ele é recomendado e suporta o peso da sua horta?

Local ideal

O local precisa ser bem fresco e arejado. Escolha uma área que bata luz do sol, de preferência o sol da manhã. Analise também o tempo de exposição ao sol que cada muda deve ter.

O que plantar

Tenha em mente quais ervas você pretende plantar. Lembre-se, os tamanhos das raízes variam conforme a espécie da planta. Escolha o vaso certo para cada uma.

Opte por mudas que se adequem ao seu dia a dia e que sirva na sua alimentação. Afinal, você irá consumi-las! 

Use a criatividade

Use a criatividade na hora de montar e decorar sua hortinha. Vale fazer vasos com garrafas pet e canos de PVC, usar cachopos para revestir os vasos, fazer o painel de pallets ou aramado e usar muitas flores ao redor. Personalize!  

Cuidados diários e manutenção

O primeiro passo é, sempre verificar o solo do seu vasinho. Ele precisa estar sempre úmido. Coloque um palito ou o dedo para verificar a situação da terra e regue sempre.

Cuidado para não encharcar seu vaso! Isso apodrece a raiz e pode matar sua planta.

Se atente no inverno pois, nessa época as plantas demoram mais tempo para absorver a água. Então se puder, coloque elementos que vão ajudar na drenagem da água como, pedras e espumas. 

Adube seus vasos com frequência. Isso trará um ótimo desempenho no crescimento das suas mudinhas, evitando pragas e insetos.

 

Agora que sabe como fazer uma horta vertical e mantê-la linda e saudável, nos conte nos comentários do Instagram qual erva você irá plantar primeiro! @paulorobertoleardi




Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail